2.º Cartório Notarial de Tondela

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/CNTND02
Title type
Controlado
Date range
1933-01-12 Date is certain to 1969-12-16 Date is certain
Dimension and support
1319 liv., 1013 mç.
Extents
1319 Livros
1013 Maços
Biography or history
Tondela é sede do atual concelho de Tondela, que compreende as freguesias que constituíam o antigo concelho de Besteiros, ao qual vieram a anexar-se, com o andar dos tempos e depois de múltiplas reformas administrativas, os antigos coutos, depois concelhos da Serra do Caramulo - S. João do Monte e Guardão. Também terra chã, os de Mouraz, Sabugosa, Canas de Santa Maria, S. Miguel de Outeiro e algumas freguesias que pertenciam ao termo de Viseu e a outros pequenos concelhos, Barreiro e Treixedo. Decreto de 30 de agosto de 1902 estabelece três lugares de notário na comarca de Tondela, um dos quais na sede, onde, posteriormente, foi criado um segundo, pelo Decreto n.º 8373 de 18 setembro 1922. No 2.º Cartório Notarial de Tondela exerceram funções os seguintes notários: Manuel Correia de Carvalho, Isaura Augusta Figueira e Carlos Emílio de Meneses e Melo Vaz Sampaio.
Custodial history
Documentos na posse do Cartório Notarial de Tondela até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Tondela e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1966, 1986, 1994 e 2001.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries Notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, registo de procurações, substabelecimentos e revogações, autos de aprovação de testamentos cerrados, depósito de testamentos cerrados, autos de abertura de testamentos cerrados, inventário, reconhecimentos de letra e assinatura e registo da apresentação dos protestos e à subsérie Reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Arrangement
Ordenação cronológica dentro da série documental respectiva.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de São João do Monte, Oficio Notarial de Boaldeia, Oficio Notarial de Guardão, Oficio Notarial de São Miguel do Outeiro, 1.º Oficio Notarial de Tondela, 2.º Oficio Notarial de Tondela, Oficio Notarial de Mouraz, 3.º Oficio Notarial de Tondela, 4.º oficio Notarial de Tondela, Cartório Notarial de Castelões e 1.º Cartório Notarial de Tondela.
Creation date
5/21/2014 11:06:35 AM
Last modification
1/30/2024 1:56:01 PM