Oficio Notarial de Treixedo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NTRX
Title type
Controlado
Date range
1793-03-25 Date is certain to 1835-01-21 Date is certain
Dimension and support
8 liv.
Extents
8 Livros
Biography or history
Treixedo foi vila e sede de concelho do mesmo nome, ignorando-se a data em que foi elevada. Com foral dado por D. Manuel, tinha outro foral outorgado pelo Bispo de Coimbra, em 1102. Em 1836, foi extinto o concelho de Treixedo e integrado, como freguesia, no concelho de Santa Comba Dão. (Costa, Americo - Diciconário Chorographico, vol. XI, 1948, p. 853 e seg.). O Ofício Notarial de Treixedo esteve entregue aos seguintes tabeliães: Pedro José Pinto Ferreira, Elias Gomes de Andrade Morais, António Correia da Silva Cardoso, José Coelho Neves (Escrivão e Tabelião do Juízo Ordinário do julgado de S. João de Areias, comarca de Santa Comba Dão, carta de 1841-08-26, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.16, fl.129v-130), José Justino de Andrade Morais e Raimundo José Maria.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Santa Comba Dão, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Santa Comba Dão e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1936.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º e 2.º Oficio Notarial de Couto do Mosteiro, 1.º e 2.º Oficio Notarial de São João de Areias, Oficio Notarial de Pinheiro de Ázere, 1.º, 2.º, 3.º e 4.º Oficio de Santa Comba Dão e Cartório Notarial de Santa Comba Dão.
Creation date
7/2/2014 11:56:31 AM
Last modification
7/23/2014 1:03:50 PM