2.º Oficio Notarial de São João de Areias

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NSJA02
Title type
Controlado
Date range
1812-01-22 Date is certain to 1873-12-22 Date is certain
Dimension and support
20 liv.
Extents
20 Livros
Biography or history
A vila de São João de Areias foi sede de concelho desde 1514 até 7 de setembro de 1895, ano em que foi repartido entre os municípios de Santa Comba Dão e Carregal do Sal (Costa, Americo - Diciconário Chorographico, vol. II, 1930, p. 731.). A localidade de São João de Areias, com o estatuto de vila possivelmente desde a Idade Média, acabou por perder tal título após a extinção do seu município, só o tendo recuperado em 1997, após a publicação da Lei n.º 70/97 que a voltou a elevar à categoria de vila. Em São João de Areias estiveram sedeados, dois ofícios notariais. O 2.º Ofício Notarial de São João de Areias esteve entregue aos seguintes tabeliães: Joaquim António Serra, José Coelho Neves (Neves (Escrivão e Tabelião do Juízo Ordinário do julgado de S. João de Areias, comarca de Santa Comba Dão, carta de 1841-08-26, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.16, fl.129v-130), Manuel José da Costa, João Borges de Sousa, António Rodrigues dos Santos, António Cardoso de Almeida (Escrivão e Tabelião do Juízo Ordinário do Julgado de S. João das Areias na Comarca de Santa Comba Dão, carta de 1864-05-19, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 7, f. 236v) e José Augusto da Silva Pinto.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Santa Comba Dão, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Santa Comba Dão e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1936.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º e 2.º Oficio Notarial de Couto do Mosteiro, Oficio Notarial de Treixedo, 1.º Oficio Notarial de São João de Areias, Oficio Notarial de Pinheiro de Ázere, 1.º, 2.º, 3.º e 4.º Oficio de Santa Comba Dão e Cartório Notarial de Santa Comba Dão.
Creation date
7/3/2014 10:44:15 AM
Last modification
7/23/2014 1:52:00 PM