1.º Oficio Notarial de Santa Comba Dão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NSCD01
Title type
Controlado
Date range
1729-01-05 Date is certain to 1928-03-08 Date is certain
Dimension and support
114 liv.
Extents
114 Livros
Biography or history
Santa Comba Dão é povoação bastante antiga, existente já no tempo dos visigodos, então denominada Santa Comba. O primeiro foral desta vila foi dado em outubro de 1102. Foi elevada a cabeça de condado em 1210. Teve foral novo dado por D. Manuel em 12 de setembro de 1514 (Costa, Americo - Diciconário Chorographico, vol. X, 1948, p. 615 e seg.). Na vila de Santa Comba Dão estiveram sedeados, quatro ofícios notariais. O 1.º Ofício Notarial de Santa Comba Dão esteve entregue aos seguintes tabeliães: Pedro José Pinto Ferreira, Miguel Caetano de Morais (Ofício de Escrivão do Público, Judicial e Notas da Vila de Santa Comba Dão, alvará de 1799-09-23, Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv. 30. f. 244), António de Bastos de Oliveira, José de Paiva, Agostinho de Lemos e Andrade, Matias Varela dos Santos, Ângelo Gabriel da Silva, Manuel da Silva Cardoso, Lourenço José Teodósio, Manuel José da Costa, António Correia da Silva Cardoso, Elias Gomes de Andrade Morais, Joaquim de Oliveira e Silva, Joaquim Augusto Correia da Silva Cardoso, António Loureiro, António Cardoso de Almeida (Escrivão e Tabelião do Juízo Ordinário do Julgado de S. João das Areias na Comarca de Santa Comba Dão, carta de 1864-05-19, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 7, f. 236v), Bernardo José Borges (Escrivão e Tabelião do Juízo de Direito de Santa Comba Dão, carta de 1843-02-14, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.17, fl.246v-247v), José Maria da Trindade Abreu Escrivão e Tabelião do Juízo de Direito da comarca de Santa Comba Dão, carta de 1843-04-12, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.20, fl.97-97v), António Ferreira da Cunha, Francisco Marques Lamartine, Constantino José da Trindade, Augusto da Costa Braga, António Augusto da Silva Pereira, António de Pinho Fontes, Fausto Freitas de Campos, Joaquim Gomes da Costa, Rui Seabra de Almeida, Fernando da Rocha Pereira, José Miler Simões, João Nóbrega, José Duarte Borges e José Elias Andrade Morais.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Santa Comba Dão, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Santa Comba São e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1936 e 1996.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, registo de escrituras diversas, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar e autos de aprovação de testamentos cerrados.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Reprodução condicionada Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º e 2.º Oficio Notarial de Couto do Mosteiro, Oficio Notarial de Treixedo, 1.º e 2.º Oficio Notarial de São João de Areias, Oficio Notarial de Pinheiro de Ázere, 2.º, 3.º e 4.º Oficio de Santa Comba Dão e Cartório Notarial de Santa Comba Dão.
Creation date
7/3/2014 4:09:57 PM
Last modification
9/5/2014 10:42:44 AM