2.º Oficio Notarial de Tavares

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NTVR02
Title type
Formal
Date range
1713-07-04 Date is certain to 1854-01-20 Date is certain
Dimension and support
27 liv.
Extents
27 Livros
Biography or history
Tavares foi um antigo município, atualmente integrado no município de Mangualde. Era constituído pelas freguesias de Chãs de Tavares, São João da Fresta, Travanca de Tavares e Várzea de Tavares. Mais tarde foi anexada a este concelho a freguesia de Abrunhosa-a-Velha. O concelho foi extinto em 1853 e integrado em Mangualde. Tinha sede na freguesia de Chãs de Tavares, que teve foral em 1114 e 1510. Nesta vila estiveram sedeados, pelo menos, dois ofícios de tabelião. O 2º ofício esteve entregue aos tabeliães seguintes: Manuel de Figueiredo Cabral, Manuel Ferreira Montoso, António Ferreira de Almeida Costa, António Soares de Albergaria, Manuel Inácio de Abreu, Francisco Cabral de Sacadura (Escrivão e Tabelião do julgado de Tavares, comarca de Mangualde, carta de 1848-03-14, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.30, fl.55v-56) e Manuel de Figueiredo Cabral.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Mangualde, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Mangualde e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1944.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º Oficio Notarial de Tavares, Oficio Notarial de Maceira Dão, 1.º, 2.º, 3.º e 4.º Oficio Notarial de Mangualde, 1.º e 2.º Cartório Notarial de Mangialde.
Creation date
9/17/2014 4:08:51 PM
Last modification
3/5/2015 2:36:41 PM