Oficio Notarial de Silgueiros

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NSLG
Title type
Controlado
Date range
1880-11-01 Date is certain to 1913-12-10 Date is certain
Dimension and support
30 liv.
Extents
30 Livros
Biography or history
Povoação muito antiga, teve origem numa ermida dedicada a Nossa Senhora de Silgueiros ou, Assunção. A paróquia foi fundada em 1186 por Daniel do Loureiro e a sua mulher D. Sancha Gonçalves, opulentos proprietários da região, que instituíram o padroado de Santa Maria de Silgueiros. A população começou a desenvolver-se constituindo, em breve, uma freguesia independente. No Ofício Notarial de Silgueiros exerceram funções os seguintes tabeliães: João Ribeiro de Liz Teixeira (tabelião de notas do Julgado de Silgueiros, carta de 1891-06-11, Registo Geral de Mercês de D. Carlos I, liv. 2, f. 177) e António da Silva Figueiredo.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Viseu, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Viseu e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1970, 1891, 1985, 1991.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, registo de procurações, substabelecimentos e revogações, inventário e reconhecimentos de letra e assinatura e à subsérie reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de São Pedro de France, Oficio Notarial de Povolide, 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 5.º Oficio Notarial de Viseu, Cartório Notarial de Silgueiros, Cartório Notarial de Ribafeita, Cartório Notarial de Torredeita, 1.º, 2.º e 3.º Cartório Notarial de Viseu.
Creation date
7/23/2015 11:52:32 AM
Last modification
7/28/2015 4:31:16 PM