3.º Oficio Notarial de Viseu

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NVIS03
Title type
Controlado
Date range
1638-08-07 Date is certain to 1909-04-10 Date is certain
Dimension and support
235 liv.
Extents
235 Livros
Biography or history
No século XV, Viseu é doada ao Infante D. Henrique, na sequência da concessão do título de Duque de Viseu. No século XVI, em 1513, D. Manuel I renova o foral de Viseu, e assiste-se a uma expansão para actual zona central, o Rossio que, em pouco tempo, se tornaria o ponto de encontro da sociedade, e cuja primeira referência data de 1534. Na cidade de Viseu estiveram sedeados, pelo menos, cinco ofícios notariais. O 3.º Ofício Notarial de Viseu esteve entregue aos seguintes tabeliães: Adriano Barreto de Seixas, Diogo da Lagoa, Ferrão Vaz do Amaral, Manuel Monteiro, Luís Coelho Pereira de Melo (escrivão de notas da cidade de Viseu, carta de 1721-09-01, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, liv. 11, f.330v), José de Vasconcelos Bandeira, António Coelho de Gouveia, Geraldo Coelho Ferreira, Domingos Lopes Rebelo, Vicente Ferreira Coelho, Francisco de Almeida Vasconcelos, José de Araújo Campos, António da Silveira e Vasconcelos, Bernardo José Ferreira, António José Ferreira, Bento António Forte Gato, Augusto Forte Gato, José Maria Dias de Carvalho, Luís de Figueiredo Rolo, João Augusto Pinto Novais, José Maria de Lemos Júnior, António Casimiro Alves Monteiro, João Rodrigues de Almeida, Luís Coelho Pereira e Teotónio do Amaral.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Viseu, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Viseu e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1970, 1891, 1985, 1991.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, reconhecimentos de letra e assinatura e à subsérie reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de São Pedro de France, Oficio Notarial de Povolide, 1.º, 2.º, 4.º e 5.º Oficio Notarial de Viseu, Oficio Notarial de Silgueiros, Cartório Notarial de Silgueiros, Cartório Notarial de Torredeita, Cartório Notarial de Ribafeita, 1.º, 2.º e 3.º Cartório Notarial de Viseu.
Creation date
7/28/2015 2:09:13 PM
Last modification
7/30/2015 4:17:23 PM