Com.te José Agostinho de Sousa Mendes

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/FAM/CJASM
Title type
Atribuído
Date range
1615 Date is certain to 1877 Date is certain
Dimension and support
27 liv.
Extents
27 Livros
Biography or history
O Comandante José Agostinho Frederico de Figueiredo Pacheco Teles de Sousa Mendes nasceu em Lisboa em 3 de Janeiro de 1926. Seguiu a carreira naval, tendo sido colocado, entre outros locais, nos Açores e em Cabo Verde, e alcançou o posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra. Cultivou ao longo da sua vida um interesse por temas históricos, marítimos e navais, especialmente relacionados com a Marinha Portuguesa. Este interesse levou-o a fazer investigação, durante largos anos, de que resultou a obra 75 anos no Mar – 1910-1985 (Lisboa: Comissão Cultural da Marinha, 1989-1998) de que publicou 10 volumes em sua vida, sendo postumamente publicado mais um volume pela Comissão Cultural da Marinha. Publicou ainda ao longo da vida uma série de textos sobre temas históricos, marítimos e navais em Anais do Clube Militar Naval, Navigator, Revista da Armada e Revista de Marinha, reunidos posteriormente numa colectânea sob o título Retalhos Históricos, Marítimos e Navais (Lisboa: Edições Culturais da Marinha, 2000). Nas funções de Capitão do Porto de Vila do Porto, tomou parte activa na recuperação na costa leste da ilha de Santa Maria (Açores) de três âncoras atribuíveis aos veleiros da viagem com que Cristóvão Colombo fez a descoberta da América e que estão presentemente expostas no Museu da Marinha, tendo publicado sobre a importante descoberta um opúsculo intitulado Valioso tesouro encontrado e recuperado nos Açores (Lisboa: ed. A., 1980) e os artigos intitulados “Serão âncoras de Cristóvão Colombo?”, Anais do Clube Militar Naval 4-6 (Abr./Jun. 1968), pp. 251-260, “Âncoras dos navios de Cristóvão Colombo”, Revista da Armada 91 (Abr. 1979), pp. 15-17 e “Âncoras dos veleiros de Cristóvão Colombo quando da descoberta da América”, Revista de Marinha 80 (Ago. 1979) pp. 29-32. Manteve correspondência científica sobre esta descoberta com Samuel Eliot Morison. O seu espólio referente à investigação sobre temas históricos, marítimos e navais foi entregue à Comissão de História da Marinha para que o seu trabalho fosse continuado.

A sua família estava ligada por múltiplos laços ao distrito de Viseu. A família de seu pai, o Comandante José Paulo de Sousa Mendes, irmão mais novo do conhecido cônsul Aristides de Sousa Mendes (promovido postumamente à categoria de embaixador em razão do seu heroísmo e abnegação em prol dos refugiados que procuravam fugir da guerra e da discriminação racial e religiosa aquando da invasão da França pelas tropas nazis, em Maio de 1940), era originária de Cabanas de Viriato, sendo descendente dos 1.º e 2.º Viscondes de Midões. Por sua mãe, D. Maria Teresa de Figueiredo Pacheco Teles e Silva, as suas origens estavam nos concelhos de Tondela, Viseu, Oliveira de Frades e Águeda.

Como homenagem ao seu trabalho e ao seu interesse por história e genealogia, seu filho e seus netos doaram um conjunto de documentos adquiridos num alfarrabista referentes à Casa dos Viscondes de Midões, ascendentes paternos do Comandante Sousa Mendes. É um contributo para tentar recuperar a integridade do arquivo da Casa dos Viscondes de Midões que já se encontra, em grande parte, depositado e documentalmente tratado no Arquivo Distrital de Viseu. Futuramente, documentação referente aos ascendentes do Comandante Sousa Mendes ou às terras onde tinha origens familiares será entregue como forma de perpetuar a sua memória.
Custodial history
Adquirido em 2014 e 2015 em dois diferentes alfarrabistas em Lisboa, sendo a proveniência anterior desconhecida.

Doado ao Arquivo Distrital de Viseu em

Doadores: Professor Doutor Paulo Manuel Mello de Sousa Mendes, Tiago Santos de Sousa Mendes, Ph.D. e Maria Inês Peralta e Mello de Sousa Mendes.
Acquisition information
Doação
Arrangement
Cronológico, de acordo com o quadro de classificação
Other finding aid
Inventário
Creation date
10/9/2017 6:00:39 PM
Last modification
10/26/2017 3:17:00 PM