Registo de entrada de expostos no Hospício

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADVIS/AC/GCVIS/K-A/032
Title type
Atribuído
Date range
1871 Date is certain to 1886 Date is certain
Dimension and support
7 liv.
Scope and content
Desta série constam livros referentes aos Hospícios dos círculos de Lamego e Viseu e livros da Administração do Concelho de Lamego.

Importa referir, no entanto, que os Hospícios são extintos em Junho do ano de 1878, o que implicou a transferência de competências dos Hospícios para a Administração do Concelho, no caso de Lamego, e para o Comissariado de Polícia Civil, em relação a Viseu.

Deste modo, e no que se refere ao círculo de Lamego, os livros que antes eram conhecidos por Livros de registo de entrada de expostos no Hospício , passam a dizer respeito às crianças abandonadas. Por esta razão, optámos por incluir todos os livros na mesma série pois apresentam continuidade e contém os mesmos dados: Nome do exposto; Data de apresentação no Hospício / Administração do Concelho (ano, mês e dia);Sinais e objectos que o acompanhavam; Data do baptizado (ano, mês e dia); Data de entrega às amas externas / definitivas; Nome e residência das amas; Cópia integral da guia; Observações (exemplos: falecimento, mudança de ama, etc).
Language of the material
Português
Creation date
3/22/2010 12:00:00 AM
Last modification
12/11/2017 10:42:34 AM